Publicação Internacional

O integrante do PET Francisco Leonardo B. Martins conseguiu a publicação do seu trabalho, junto a seu orientador, na revista americana Optics Communications. Todos os integrantes do PET e os tutores o parabenizam por esse feito.

Link para o artigo:

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0030401815005994

Título: Duas portas lógicas ópticas em um único interferômetro fotônico

Abstract (resumo):
Propomos uma porta lógica totalmente óptica baseada em uma fibra de cristal fotônico de 3 núcleos operando com dois pulsos solitônicos fundamentais ultracurtos de 100 fs, com modulação de amplitude de pulso na modalidade de chaveamento por variação de amplitude (PAM-ASK) com modulação de amplitude binária. Em particular, examinamos o desempenho de um acoplador PCF de 3 núcleos para executar funções lógicas de duas entradas. A propagação do pulso é modelada por uma equação não-linear de Schroedinger estendida incluindo os termos associados com a dispersão de velocidade de grupo anómala (GVD) e a dispersão de terceira ordem (β_3), bem como os efeitos não lineares de auto modulação de fase (SPM), modulação de fase cruzada (XPM), auto inclinação (self-steepening), e intrapulso Raman (IRS) numa configuração sem perdas. Os nossos resultados indicam a possibilidade de obtenção de operações lógicas pelo controle da diferença de fase entre os pulsos de entrada.
Palavras chave: chaveamento totalmente óptico, portas lógicas, chaveamento por variação de amplitude de pulso, fibra fotônica de três núcleos.

Enviado por . Categorias: Notícias.

Publicado em .

Última modificação em .